quinta-feira, 10 de março de 2011

Passo-a-passo do Pré Operatório da Cirurgia Bariátrica:


  1. O primeiro momento é quando você decide: "ok, vou fazer a redução de estômago!"
  2. O próximo passo é escolher o cirurgião. Se você não conhecer nenhum, tem as indicações dos sites específicos, que indicam os melhores de cada estado (ex.: http://www.gastroplastia.net/cirurgioes-brasil.html). Lembrando que antes de marcar uma consulta com ele, ligue para o consultório dele e verifique se esse médico atende pelo seu Plano de Saúde, para que você não perca tempo.
  3. Então, você deve marcar uma consulta com o cirurgião. Na consulta ele poderá lhe fazer diversas peguntas, como por exemplo: se você é diabético, hipertenso etc, se não, se tem pessoas na família com essas doenças. Pois, quanto mais doenças ou pretenso à "doenças da obesidade" fores mais indicado serás à operação. Se você já tentou perder peso através de dietas, exercício físico, ou até mesmo, usando remédios. Pois, quanto mais já tiveres tentado perder peso, das mais diversas maneiras, durante um tempo considerável, mais comprova-se que não tens facilidade para emagrecer por si só. Se você come muito. Nesse ponto ele verificará se você é obeso simplesmente porque ingere muita comida, ou, se é assim porque apesar de não comer muito, engorda, devido a algum distúbio de metabolismo ou hormonal. Calculará seu IMC, que irá dizer se você é, de fato, indicado à gastroplastia ou não. O IMC, apesar de ser bastante conhecido por nós gordinhos, é o Indice de Massa Corporea. E seu cálculo é feito da seguinte forma: o resultado da sua altura ao quadrado, dividido pelo seu peso. Alguns sites disponibilizam esse cálculo de forma muito mais simples (ex.: http://www.gastroplastia.net/IMC.html). Se o seu índíce estiver a partir de 40, ou, a partir de 35 com doenças "causadas" pela obesidade, você tem indicação à cirurgia.Se tudo indicá-lo à realização da gastroplastia, o médico poderá lhe solicitar, em seguida, os exames e os laudos necessários. Se prepare, pois a caminhada será longa!!
  4. Vou descrever os exames e os laudos solicitados para mim. Talvez varie essas solicitações de médico para médico. Mas em geral, acredito que dentre os exames estão: Raio X de Toráx e Perfil, Endoscopia Digestiva Alta, Ultrassonografia do Abdômem Superior, Prova de Função Pulmonar e exame de sangue geral. Dentre os laudos estão: Psicóloga, Endocrinologista, Nutricionista, Cardiologista, Pneumologista e Ortopedista.
  5. Agora as dicas básicas: marque primeiro os médicos para obtenção dos laudos. Porque? Alguns médicos solicitam exames extras para darem seu laudo. Por exemplo, o cardiologista, ele geralmente vai solicitar um Ecocardiograma, um Eletrocardiograma etc. E isso tudo leva mais tempo. A Psicóloga também, geralmente necessita de no mínimo 4 sessões de terapia para lhe dar um laudo. Então, preocupe-se mais em marcar os médicos e depois os exames. Outra dica: o Plano de Saúde necessita que haja indicação à cirurgia nos laudos. Ou seja, o profissional pode especificar que indica a gastroplastia para o seu caso. Por exemplo, o Endocrino pode afirmar no laudo dele que já foram feitas inúmeras tentativas para perda de peso sem sucesso, por mais de 5 anos. O Ortopedista, por exemplo também, poderá afirmar que você sofre desgaste precoce dos membros inferiores devido ao excesso de peso, o que acaba também comprometendo a sua capacitade de realizar exercícios de impacto. Enfim, esses tipos de depoimento, fortalecem ao Plano de Saúde, a sua necessidade de ser operado.
  6. Assim que você obtiver todos os exames solicitados pelo médico, assim como todos os laudos, você deverá marcar uma nova ida ao seu cirurgião, para mostrar-lhe seus pareceres. Em seguida, se não estiver faltando nada do que ele lhe solicitou, ele poderá marcar uma possível data para sua operação e lhe encaminhará ao Hospital, para que você dê entrada na Solicitação de Autorização do Plano de Saúde. Uma dica: marque a possível data da sua cirurgia para umas 2 a 3 semana após esta consulta.
  7. Quando você for ao Hospital, você deverá levar TODOS os seus exames e laudos, inclusive documentos como carteirinha do Plano, RG, CPF. Enfim, preencha todas as informações que, por ventura, o Hospital venha a solicitar e aguarde.
  8. Mas não aguarde muito. Isso é outra dica! O Hospital pede geralmente de 7 à 10 dias úteis para dizer se o Plano autorizou. O que não impede que você ligue depois de 5 dias, por exemplo. Por que? O Hospital possui muitos pacientes na mesma situação que você e dará prioridade aos pacientes que estão com a cirurgia marcada mais cedo que a sua. Portanto, fique em cima mesmo! Vai que de repente o Plano solicita alguma informação nova e você perde de saber o quanto antes. Aliás, ligue para o Plano também, se você tiver o telefone. Nunca é demais solicitar informações a respeito do seu processo de autorização. O tempo é fator importante nessa fase, porque você provavelmente já deve ter passado nessa histórinha de exames e laudos, de 1 à 2 meses e por isso, além do desgaste físico de ter que ir de lá pra cá, realizando exames e participando de diversas consultas médicas, tem o desgaste emocional, aquele que a ansiedade e o medo da cirurgia traz por si só. Sem esquecer também que você já marcou uma data com seu cirurgião. É melhor que tudo esteja autorizado, confirmado, certinho e você apenas aguarde o dia da operação chegar, do que a data que você e o seu médico confimaram estiver próxima, ou até passar, e nada de o Plano de Saúde autorizar. O velho: é melhor prevenir do que remediar!
  9. Se prepare financeiramente também. Embora seu Plano de Saúde cubra grande parte dos custos, sempre sobram alguns que cabem ao paciente arcar. Por exemplo, o Polivitamínico que o seu médico poderá lhe receitar já para o pré operatório, além de outros remédios, a cinta e as meias compressoras que são fundamentais no pós operatório e que não custam pouco, a instrumentadora ou anestesista que o Plano de Saúde não cobre, a visista da Nutricionista no Hospital que geralmente é também por fora. Então, fique ciente que uns 500 reais, no mínimo, sairão do seu bolso nesse período. Além dos "luxos" que todo futuro operado merece ter: um pijaminha largo novo, chinelos fofinhos novos, roupa íntima nova... Enfim, essas coisas.
  10. Última dica: quando estiver tudo certinho, o Plano autorizou tudo. Vá até o Hospital e confirme pessoalmente essas informações, depois vá até o seu médico novamente e confirme com ele também a data, o horário e os últimos detalhes. Saiba que nunca é demais confirmar as informações, e que o pessoal do Hospital está acostumado com isso e lhe compreenderá perfeitamente! Isso tudo serve para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável de última hora, como foi no meu caso. Fique tranquilo, durma e pare de pensar que "é amanhã" (rs). Tudo o que a minha experiência reconhece em fatos até o momento é isto. Infelizmente não posso dar meu depoimento, nem mais dicas, deste momento em diante. Mas, se Deus quiser, logo logo poderei estar descrevendo aqui o próximo passo depois que você acorda no dia seguinte, o da cirurgia.
Esse é, no geral, o passo-a-passo do pré operatório de uma cirurgia de Gastroplastia. O que não significa que é via de regra para todas as pessoas. Às vezes o processo é mais simples para algumas pessoas, mas às vezes pode ser mais complicado. Como o meu caso, que a data da cirurgia acabou passando, o Plano não autorizou corretamente, atrasando em mais de duas semanas minha operação. Não desejo isso pra ninguém, mas se por desventura acontecer, deixo mais um dica, e essa eu ainda falo por experiência própria: não desista! Tenhamos fé e confiemos que tudo o que Deus faz é para o nosso bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário